terça-feira, 11 de maio de 2010

Dicas de etiqueta para festa de 15 anos

Oi gente continuo sumida por conta dos preparativos da festa da Mariana que está me deixando de cabelo em pé,primeiro foi a dificuldade de encontrar um lugar,pois resolvi não fazer aqui no salão de festas do meu prédio por ser pequeno e muito aberto e como ela faz aniversário em junho,lá faz muito frio.Então corri atrás de alguns salões de festa,mas os preços eram vergonhosos de tão caros,estavam por volta de R$ 600,00 e R$ 1200,00,fala sério,não vou fazer uma festa de debutantes e nem um casamento,não dá pra gastar tudo isso,né??

Então um grande amigo nosso nos ofereceu o salão de festas do prédio dele,que é uma graça,aceitei na hora ,mas o problema é que só é permitido o número máximo de 50 pessoas contadas nos dedos e só de familiares temos 36,acabamos tendo que enxugar a nossa lista e espero sinceramente que as pessoas que não pudemos convidar nos perdoem,mas não era justo com a Mariana se eu convidasse adultos ao invés de seus amiguinhos,vocês não concordam?

Eu tinha a intenção de ir postando aos poucos as coisas que estou fazendo para o aniversário dela,mas achei melhor e por falta de tempo postar tudo de uma vez,então após a festa eu colocarei as fotos.

E nesse clima de festa ,resolvi falar sobre um tipo de festa que as meninas amam.



A festa de 15 anos



Apesar da Mari estar completando apenas 10 anos,acabei dando uma olhadinha em fotos e assuntos que falam sobre essa tão esperada festa para muitas garotas,na verdade eu fui uma exceção à regra,já que não quis festa..mas acho lindo e quem sabe minha filha não resolva fazer uma quando chegar nessa idade?Então resolvi dar uma pesquisada e ficar por dentro de algumas dicas sobre o que pode e o que não pode ser feito.


Segundo o consultor de etiquetas Fabio Arruda e algumas informações que eu já tenho,acho que dá pra ajudar um pouquinho.

Essa festa que já foi rotulada como "brega e cafona "alguns anos atrás,está voltando com toda força.

É claro que não há regras,a debutante irá escolher como ela deseja realizar a sua festa,mas é interessante que ela coloque sua marca pessoal na festa,para que seja única.E uma dica importantíssima de Arruda "não se endividar para comemorar".


Exageros

Para incrementar muitas debutantes colocam muitas atrações na festa."Não gosto quando transformam o evento em um circo"..fuja disso,afirma Arruda.

Trocas de roupa também não são fundamentais,"Tem debutante que troca 3 vezes de roupa,não é necessário isso,dá pra fazer uma ótima festa com uma roupa só,agora tem essa das mães trocarem de roupa também,acho uma bobeira,fora que a estrela da noite é a filha e não a mãe.



O DJ é parte importante para um festa onde se reune um bom número de jovens cheios de vida e prontos para dançarem a noite toda,por isso seja exigente na escolha do DJ,peça para que ele mostre o repertório,avise que tipo de música você não gosta e caso tenha alguma música que lhe tenha marcado ou que você goste muito,avise pois dará tempo à ele de acrescentar em sua listagem ,caso ele ainda não tenha.Pode-se colocar no máximo mais uma atração , como por exemplo bartenders,mas só com bebidas sem álcool...certo??


O caderno de recordações




Apesar de estarmos vivendo num mundo onde o virtual está substituindo muitas coisas,o bom e velho caderno de recordação colocado na entrada da festa ainda é muito usado,pois a garota irá levar para o resto de sua vida...imagine que daqui alguns bons anos ao abrir o caderno ela irá viajar no tempo ao ler cada mensagem deixada ali,porvárias pessoas que continuam em sua vida ou apenas passaram,mas deixaram sua marca para sempre.

Fofo,não é mesmo?



Chinelos
As famosas sandálias de borracha,isso virou doença,tudo que é festa que tem banda,DJ,estão lá as sandálias,nada contra,na verdade eu até gosto,mas Fabio Arruda não aconselha,pois ele ressalta que essa tendência de distribuir chinelos nas festas faz com que os convidados em nome do conforto percam a elegância e o charme da festa.


Ratear presente
A famosa "vaquinha" é uma boa opção para quem quer caprichar no presente.Não é feio fazer isso,pois demonstra o carinho de um grupo de pessoas que quis comprar algo que a aniversariante gosta e de boa qualidade.Afirma Arruda.

Presente em dinheiro
Hoje em dia é muito comum as pessoas darem presentes em dinheiro ou com vale-presentes disponibilizados por algumas lojas.Arruda diz que essa não é a melhor opção de presente.

Se você foi convidado para a festa é porque você conhece a aniversariante ou tem amizade com os pais dela.Peça dicas para comprar o presente,é melhor do que ser impessoal e dar um "envelopinho" de dinheiro,afirma.Quanto a aniversariante pedir dinheiro de presente,também fica deselegante,não se deve confundir o ato de presentear com uma transação comercial.Pode acabar sendo constrangedor para o convidado posi cada um sabe o quanto poderá disponibilizar do seu orçamento,isso não quer dizer que ele irá dar um presente mixuruca,mas sim que ele poderá parcelar um bom presente,já no caso se for em dinheiro fica mais difícil....não concorda?
Então,vale ressaltar,presente não é uma obrigação é acima de tudo uma lembrança carregada de
afetividade e carinho.Por isso como diz Glória Kalil "Não há forma elegante de se pedir dinheiro de presente".


Bem casados

Outra coisa que virou epidemia,tem bem casado,bem nascido,bem vivido,enfim para todas as ocasiões ele está lá.Na opinião de Arruda não é adequado para festa de debutantes esse tipo de docinho é para casamento,enfatiza.



Pão de mel





surgiu então uma opção para quem deseja distribuir algo semelhante,o famoso pão de mel,um doce super querido pelas debutantes.


Principalmente se forem recheados com brigadeiro ou doce de leite!





O Bolo


Aaahhhh o bolo,esse é um capítulo à parte,com o passar do tempo tem ficado cada dia mais original,se já tomava uma posição de destaque antes,hoje então muitos deles são verdadeiras obras de arte.
Mas não se esqueça ,o bolo além de bonito deve ser gostoso,pois muitas pessoas acabam se preocupando com a beleza e se esquecem da qualidade.

A moda agora é o bolo decorado com pasta americana,é realmente lindo,mas também tem um precinho um pouco salgado,para quem pode dispor de um certo valor vale a pena,mas quem não tem essa quantia,pode lançar mão dos bolos "fakes" que são os cenográficos,dando uma procuradinha você encontra vários modelos lindos e "engana" fácil fácil..rs.





Eis aí algumas fotos dessas delícias.

Um grande abraço e até mais.